SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

DICAS PARA INTERPRETAR TEXTOS
Hélcia Macedo
Para interpretar um texto escrito:

1. É necessário fazer a leitura do texto escrito do início ao fim.

2. Fazer uma segunda leitura, grifando as partes essenciais para entender o texto escrito.

3. Pesquisar o significado de palavras desconhecidas.

4. Elaborar um questionário e respondê-lo com os pontos principais apresentados no texto.

5. Elabore um breve texto sobre o que você entendeu do tema abordado.

TEXTO BASE PARA ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO
Bem começados de Renato Felix, em 07/11/2018
RENATO FÉLIX









BEM COMEÇADOS
    07 de novembro de 2018
"Bem começado é meio caminho andado", já dizia Mary Poppins em seu filme homônimo, de 1964. No cinema, sem dúvida, começar bem um filme pode não significar com certeza que o resto dele vai estar à altura, mas pode ganhar o espectador mais atento à narrativa, deixá-lo mais "favorável" ao que virá.

Não por acaso, o digipack com quatro filmes de Ernst Lubitsch, lançado recentemente pela Obras-Primas do Cinema, tem, em um de seus extras, essa observação feita por Peter Bogdanovich a propósito de Ladrão de Alcova (1932). Em vez de partir para o óbvio, mostrando um plano geral de Veneza e seus canais e gôndolas, para ambientar a história, Lubitsch se esforçou para um início diferente, que estimulasse o espectador.

Assim, o filme começa com uma porta comum à noite, que poderia ser em qualquer lugar do mundo. Logo entra em cena um homem nada glamourouso: é o lixeiro, que vem recolher o lixo que está à sua espera na porta. E ele o leva para sua condução, aí, sim, inesperadamente para o espectador, uma gôndola. Estamos em Veneza.

Com ironia e sagacidade, o diretor fugiu do lugar-comum.

Você certamente vai lembrar de outros inícios criativos de filmes. O Poderoso Chefão (1972) tem um dos melhores: o discurso que começa na tela preta e com "Eu acredito na América", por um personagem que, vamos descobrir, é supercoadjuvante na trama.

Ou que tal o de Cidadão Kane (1941), com o close na cerca e na placa "Não ultrapasse", para depois ultrapassarmos com a câmara, que se aproxima cada vez mais da mansão, mostrando aos poucos os estranhos arredores, até invadir o quarto e presenciarmos a última palavra de um moribundo.

Qual seria o melhor de todos? É uma pesquisa difícil, mas prazerosa. Não custa nada começar. Lembre-se: bem começado, já é meio caminho andado.
Link: https://correiodaparaiba.com.br/colunas/bem-comecados/
COLOQUE ABAIXO SEU COMENTÁRIO!

Comentários

  1. Sobre o texto aspectos da filosifia antiga.
    Sócrates foi um antigo filósofo que não produzia textos escritos apenas verbais um de seus discípulos Platão, registrava os ensinamentos de seu mestre, mais tarde ele veio a desenvolver sua teoria das ideias, onde mais tarde criou a academia é teve seus propropp discípulos.

    ResponderExcluir
  2. Platão, superou seu mestre Sócrates, criando sua própria teoria: a teoria das ideias, gerando assim a academia, onde passou a ter seus próprios discípulos, sua teoria era dívida em 2 ideia, a inteligíveis e sensíveis.

    ResponderExcluir
  3. O texto Aspectos da Filosofia antiga, um texto verbal que contou a história de Sócrates, um filosofo que andava pelas ruas de Atenas, e não produzia textos escritos. Um de seus discípulos foi Platão, este fazia anotações de tudo que seu mestre exponha, de forma que ao passar dos tempos o “aluno superou o mestre”, e Platão criou sua própria teoria, a Teoria das Ideias.

    ResponderExcluir
  4. O texto verbal Aspectos da Filosofia antiga contado pela professora Hélcia, disse que muito tempo antes de Cristo viveu o mestre chamado Sócrates, que vivia em Atenas. Um de seus discípulos era Platão, ao passar dos tempos o “aluno superou o mestre”, criou sua própria teoria, a Teoria das Ideias, também criou sua academia, e teve como discípulo, Aristóteles.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o comentário, Bem começados, de Renato Félix, publicado na quarta-feira, 07 de novembro de 2018 ressalta três filmes e seus devidos começos criativos e divergentes, onde percebe se que se trata de filmes estrangeiros e antigos, o autor do comentário detalha o começo desses 3 filmes onde não podemos deixar de com o autor que realmente bem começado e meio caminho andado, mas pergunto, o motivo do autor não tratar da mesma maneira para filmes nacionais e atuais onde vários também se encaixaria na grande frase do comentário do autor o bem começado, já é meio caminho andando. Acredito que se o autor utilizasse essa mesma abordagem em foco na nossa cinematografia o comentário seria mais familiarizado além de parabenizar com seu comentário nossos autores, diretos, elenco cinematográfico nacional.

    ResponderExcluir
  6. Sobre comentário de Renato Félix, "Bem Começados" de 07 de novembro de 2018, ele relata a importância de um início correto visando a concentração e objetivo final. Trabalhar a citação de alguns filmes, em destaque " O poderoso chefão (1972) " que começa na tela preta e com " eu acredito na América ". Este início buscar ganhar o espectador, pois rodar dentro de um contexto vivo nesta mesma época. Esta ação envolver a realidade com arte, mas com o mesmo objetivo de ganhar a atenção do espectador até o final do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o desafio de um filme, em seu início, é prender a atenção do espectador. É isso!!!

      Excluir
  7. Bem começados,

    É passado a visão que os filmes são como caixa de surpresa mesmo que o filme comece bem, não significa que o final é bom, mas que começar bem é uma boa maneira de prender a atenção do telespectador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem! Ver filmes é reconhecer a caixa de surpresa que eles nos reservam. Vá em frente!

      Excluir
  8. Hoje dia 7 de novembro de 2018 iniciamos com o texto de Renato Felix "Bem começados", que fala sobre os 3 inícios de filmes mais criativos e que causaram suspense nos telespectadores. O que mais me chamou atenção foi O Podero Chefão(1972) que trás um dos melhores discursos no início "Eu acredito na América" que retrata a história de uma organização mafiosa que de início não demonstra, então vai nos prendendo a querer ver o fim e acaba causando uma grande curiosidade. Esse é o grande fundamento do autor. Por isso é válido lembrar "Bem começado é meio caminho andado".

    ResponderExcluir
  9. A ideia principal do texto é como prender a atenção de um espectado. Um indício de filme de forma diferente é uma sugestão de chamar a atenção das pessoas, mas isto pode não garantir que o sucesso, pois todo o conteúdo exibido deve ser atrativo.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! A reflexão da ideia central do texto de Renato Felix está correta.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para a profa. Hélcia pelo trabalho cuidadoso e responsável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APRESENTAÇÃO DO BLOG - AICLEH

QUEM SOMOS

RELAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES